SECRETARIO DE SAÚDE DO ESTADO QUE ABANDONOU A PASTA E VIVE SÓ FAZENDO CAMPANHA É DESMENTIDO PELO GOVERNADOR E CASAGRANDE CONFIRMA SETE CASOS DA VARIANTE DELTA NO ESPÍRITO SANTO.

SECRETARIO DE SAÚDE DO ESTADO QUE ABANDONOU A PASTA E VIVE SÓ FAZENDO CAMPANHA É DESMENTIDO PELO GOVERNADOR E CASAGRANDE CONFIRMA SETE CASOS DA VARIANTE DELTA NO ESPÍRITO SANTO.

Após abandonar a pasta e adotar a função como “Blogueirinho do governo” o secretário Nésio Fernandes passou vergonha em todo estado mostrando está totalmente desatualizado de tudo que acontece na saúde do Estado capixaba.

Nésio Fernandes que vive intensamente a campanha eleitoral dele e do seu subsecretário para os cargos de Deputado federal e deputado estadual já não se preocupa mais com nada de sua pasta e, após passar uma notícia mentirosa, ou melhor, desatualizada, o secretário foi desmentido pelo Governador Renato Casagrande, que Também vive intensamente sua campanha para reeleição. Casagrande teve que dar uma pausa na sua corrida eleitoral para informar que o Espírito Santo confirmou através da Fiocruz sete casos da variante Delta do novo coronavírus.

Confirmados sete casos da variante Delta no Espírito Santo

Anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais

 

 

Poucas horas depois de o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informar que ainda não existia a confirmação da circulação da variante Delta no Espírito Santo, resultados de análises foram divulgados na noite desta segunda-feira (9) e anunciados pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais. O Ministério da Saúde informou a existência de sete casos da nova cepa no Estado.

 

“Reforço a necessidade de mantermos os cuidados e os protocolos de prevenção, sobretudo, vacinar-se na primeira oportunidade com a D1 e a D2. Diante de qualquer sintoma, mesmo vacinado, procure um ponto de testagem”, destacou o governador.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afirmou que ainda apura detalhes dos casos confirmados.

 

No início da tarde desta segunda-feira, o secretário havia informado que 228 amostras biológicas foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que aguardava o resultado do sequenciamento. A variante Delta já é registrada nos demais estados do Sudeste, principalmente, no Rio de Janeiro.

Cenário atual

Nésio também afirmou, nesta segunda, que diante da queda no número de casos, internações e óbitos, estaria mantida a previsão de que os meses de agosto e setembro serão de transição, podendo haver mais flexibilizações, por exemplo, em relação à liberação de eventos e no que diz respeito à mudança no esquema de rodízio nas escolas. Entretanto, afirma, isso depende da cobertura vacinal e do comportamento da pandemia, levando em consideração questões como a descoberta de novas variantes no Espírito Santo.

 

Ele recordou que, atualmente, a maioria das cidades capixabas está em risco baixo para Covid-19 e que, nessa situação, não há muitas limitações às atividades econômicas e sociais. A principal forma de evitar o contágio da doença, como ressaltou, é por meio do cumprimento dos protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e demais formas de proteção. Para ele, no atual contexto, “a responsabilidade recai mais sob os indivíduos, as instituições, os atores econômicos, do que sob o Estado”.

 

O secretário anunciou que o Espírito Santo está no terceiro mês “de quedas robustas no número de casos internações e óbitos”, além de ter chegado ao número de 3 milhões de pessoas vacinadas. E, ainda, que no último final de semana, em toda a Grande Vitória, apenas um município solicitou leito para Covid-19 na central de vagas de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

 

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou, porém, que isso não é motivo para deixar de lado os protocolos sanitários. “Notícias boas podem fazer com que as pessoas aglomerem e deixem de usar máscara, mas não é possível prever quando será possível retirar essas restrições”, disse