DEFESA CIVIL DE ECOPORANGA COMBATE INCÊNDIO NO BAIRRO VALE ENCANTADO E FAZ ALERTA SOBRE QUEIMADAS NO PERIODO DE ESTIAGEM 

DEFESA CIVIL DE ECOPORANGA COMBATE INCÊNDIO NO BAIRRO VALE ENCANTADO E FAZ ALERTA SOBRE QUEIMADAS NO PERIODO DE ESTIAGEM 

Na início da noite de sexta-feira (27), a Defesa Civil de Ecoporanga foi acionada para combater um incêndio no bairro Vale Encantado. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nilson Teixiera (Thopilla), a causa do incêndio leva a conclusão que foi realizado por queima de lixo e resto de entulhos, por um suposto morador da região. “Iremos apurar se foi um incêndio criminoso ou acidental.  Tivemos bastante dificuldades de controlar os focos do incêndio, pois havia grande intensidade de vento, muito calor e uma vegetação bastante seca, ocasionando um alastramento rápido das chamas”, destacou Nilson.

A equipe da Defesa Civil municipal contou com o apoio da Polícia Militar e voluntários que estiveram no local e ajudaram no combate ao incêndio, fazendo a utilização do caminhão pipa, abafadores e bombas costais pulverizadoras.

A Defesa Civil alerta aos munícipes que colocar fogo em um terreno, mesmo quando dentro de propriedade particular, pode ser considerado crime. Isto porque são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana, o que é punido pela Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê punição que pode ser de multa e detenção de 6 meses a um ano. Além disso, colocar fogo em lotes e terrenos baldios podem causar incêndio, colocando em perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de outrem, com previsão de punição no código penal.